Radares de Motos e fim dos radares móveis
Enviado: 16 Nov 2011, 09:50
Alguem já viu esses novos radares de motos?
No mapa radar há ainda alguns radares móveis cadastrados.
Não seria interessante excluir esses radares móveis do banco de dados e converter os 13 móveis em fixos ? (conforme final da reportagem). Sei de cabeça pelo menos um radar móvel cadastrado que não existe mais. Cupecê com Washington luiz. agora é um corredor de onibus.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... ores.shtml
"A CET definiu um novo foco da fiscalização eletrônica no trânsito: as motocicletas
Os radares móveis aposentados serão substituídos por outros com tecnologia diferenciada para flagrar a velocidade excessiva das motocicletas, inclusive nos corredores estreitos entre as faixas.
Temido, radar móvel deixa de ser usado em São Paulo
Mesmo essa fiscalização (que totalizará 19 aparelhos), porém, será sempre fixa.
O coronel Luiz Alberto dos Reis, diretor da CET, prevê que os primeiros equipamentos focados nas motos estejam em operação ainda este mês -todos até novembro.
Ele diz que a medida se justifica devido ao crescimento das mortes e acidentes com motos nos últimos anos.
Outra justificativa é que há impunidade generalizada na vigilância desses veículos.
Muitas motos escapam dos radares por circularem fora das faixas de rolamento, pelo tamanho reduzido da placa e por não terem identificação dianteira (os flagrantes de boa parte dos aparelhos são realizados pela frente).
Segundo a CET, com a fiscalização fixa, o custo de locação diminui. O órgão decidiu ainda que seis radares portáteis -em formato de pistola- recém-adquiridos não serão mais usados para multar, mas para identificar locais que requerem radar fixo.
A cidade de São Paulo já chegou a ter 40 radares móveis na década passada, dos quais tinham restado 13. Os "sobreviventes" eram utilizados só no período diurno.
No ano passado, as 126 mil multas desses equipamentos foram minoria -3% do total da fiscalização eletrônica.
Mesmo assim, técnicos da própria CET defendiam a manutenção dessa vigilância devido ao efeito psicológico.
O coronel Reis diz que agora "fica muito tranquilo para a administração se defender" perante os motoristas porque "não tem cama de gato".
"O poder público tem a obrigação de informar qual é a velocidade permitida das vias. Mas também é uma obrigação dele não deixar que ela seja excedida", afirma Ailton Brasiliense, presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
O especialista Horácio Augusto Figueira diz ser contrário à obrigatoriedade de placas de alerta da fiscalização de velocidade nas vias.
"O cidadão não precisa saber onde tem fiscalização. Só precisa respeitar os limites.""

No mapa radar há ainda alguns radares móveis cadastrados.
Não seria interessante excluir esses radares móveis do banco de dados e converter os 13 móveis em fixos ? (conforme final da reportagem). Sei de cabeça pelo menos um radar móvel cadastrado que não existe mais. Cupecê com Washington luiz. agora é um corredor de onibus.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... ores.shtml
"A CET definiu um novo foco da fiscalização eletrônica no trânsito: as motocicletas
Os radares móveis aposentados serão substituídos por outros com tecnologia diferenciada para flagrar a velocidade excessiva das motocicletas, inclusive nos corredores estreitos entre as faixas.
Temido, radar móvel deixa de ser usado em São Paulo
Mesmo essa fiscalização (que totalizará 19 aparelhos), porém, será sempre fixa.
O coronel Luiz Alberto dos Reis, diretor da CET, prevê que os primeiros equipamentos focados nas motos estejam em operação ainda este mês -todos até novembro.
Ele diz que a medida se justifica devido ao crescimento das mortes e acidentes com motos nos últimos anos.
Outra justificativa é que há impunidade generalizada na vigilância desses veículos.
Muitas motos escapam dos radares por circularem fora das faixas de rolamento, pelo tamanho reduzido da placa e por não terem identificação dianteira (os flagrantes de boa parte dos aparelhos são realizados pela frente).
Segundo a CET, com a fiscalização fixa, o custo de locação diminui. O órgão decidiu ainda que seis radares portáteis -em formato de pistola- recém-adquiridos não serão mais usados para multar, mas para identificar locais que requerem radar fixo.
A cidade de São Paulo já chegou a ter 40 radares móveis na década passada, dos quais tinham restado 13. Os "sobreviventes" eram utilizados só no período diurno.
No ano passado, as 126 mil multas desses equipamentos foram minoria -3% do total da fiscalização eletrônica.
Mesmo assim, técnicos da própria CET defendiam a manutenção dessa vigilância devido ao efeito psicológico.
O coronel Reis diz que agora "fica muito tranquilo para a administração se defender" perante os motoristas porque "não tem cama de gato".
"O poder público tem a obrigação de informar qual é a velocidade permitida das vias. Mas também é uma obrigação dele não deixar que ela seja excedida", afirma Ailton Brasiliense, presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
O especialista Horácio Augusto Figueira diz ser contrário à obrigatoriedade de placas de alerta da fiscalização de velocidade nas vias.
"O cidadão não precisa saber onde tem fiscalização. Só precisa respeitar os limites.""
