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SP - INCLUSÃO

Enviado: 26 Mai 2011, 13:24
por nelsonriggs
MODERACÃO: título do tópico alterado para ficar dentro do padrão solicitado.

Radar móvel 70 km/h
Coordenadas: 21.774649/ 48.167210

Obs: O radar é próximo de outros, pois este é utilizado apenas à noite no meio do canteiro central, apenas para quem desce a avenida.

Re: INCLUSÃO - SP

Enviado: 26 Mai 2011, 14:05
por escadajr
Caro Nelson, as coordenadas indicadas por você recaem em um deserto da Arábia Saudita. Vou supor que você esqueceu-se de incluir o sinal das coordenadas e inseri-los para você, bem como a vírgula separando os dois valores. As coordenadas seriam então (-21.774649, -48.167210), que recaem sobre a Av. Maria Antonia, em Araraquara?

Nesta avenida já existe um radar móvel 300 metros antes, um radar fixo 300 metros depois de diversos outros radares móveis ao longo da via.

Todos estes radares devem estar corretamente sinalizados por placas indicativas de controle de velocidade por radar, posicionadas 300 metros antes de cada um deles, para que as multas por eles geradas sejam válidas.

Gostariamos de pedir-lhe que nos confirmasse a existência destas placas sinalizadoras na distância regulamentar.

Re: SP - INCLUSÃO

Enviado: 26 Mai 2011, 14:31
por nelsonriggs
Há apenas aviso de fiscalização eletrônica nesta via, porém este radar está de forma irregular entre o radar móvel já existente e o fixo, dado que o mesmo não se encontra numa diferença de 300 metros para cada uma. Antes de chegar a este radar houve a inserção de um semáforo demorado onde os motoristas à noite desconhecendo o mesmo podem passar um pouco a velocidade até chegar no fixo, pois o móvel já cadastrado fica só diurnamente no canto direito da pista com cone ao seu redor.

Re: SP - INCLUSÃO

Enviado: 26 Mai 2011, 14:58
por escadajr
A lei é batstante clara:

CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO
RESOLUÇÃO N.º 214 DE 13 DE NOVEMBRO DE 2006.

Art. 5º A. É obrigatória a utilização, ao longo da via em que está instalado o aparelho, equipamento ou qualquer outro meio tecnológico medidor de velocidade, de sinalização vertical, informando a existência de fiscalização, bem como a associação dessa informação à placa de regulamentação de velocidade máxima permitida, observando o cumprimento das distâncias estabelecidas na tabela do Anexo III desta Resolução.


O Anexo III indica as distâncias regulamentares das placas:

Velocidade >= 80 --> Via Urbana: 400 a 500 m --> Via Rural: 1000 a 2000 m
Velocidade << 80 --> Via Urbana: 100 a 300 m --> Via Rural: 300 a 1000 m


O Anexo IV dá vários exemplos de placas de sinalizaçào vertical obrigatória, como esta:
Imagem

Se o radar é irregular, cabe aos cidadãos denunciar a situação. Aparentemente, a prefeitura de Araraquara está dando um golpe, esperando que os incrédulos não reclamem da multa e paguem.

Pessoalmente, acho que o Maparadar não deveria cadastrar radares irregulares, mas reconheço que é um assunto bem controverso. Vamos aguardar mais opiniões.

Re: SP - INCLUSÃO

Enviado: 26 Mai 2011, 17:34
por nelsonriggs
Como faço para denunciar o problema ? quanto às direções dos radares poderia me dar uma explicação básica, pois meu gps não é muito completo neste sentido, neste caso teria que indicar sentido norte ? grato

Re: SP - INCLUSÃO

Enviado: 27 Mai 2011, 13:43
por escadajr
A direção pode ser determinada numericamente (veja o vídeo do Marcio na seção de Tutoriais que ensina claramente como fazer isso) ou você pode indicar pelos pontos cardeais (N,S,E,O, NE, SE, SO, NO) que, apesar de não ser muito precisa, é suficiente para nós.

Outra coisa que você tem que informar é se o radar monitora apenas na direção indicada ou se monitora também em sentido oposto, isto é, se monitora uma ou duas mãos da via onde está.

Como não houve nenhuma outra manifestação sobre a inclusão ou não deste radar e como já estamos em um assunto que foge da alçada desta seção do fórum, que é exclusiva para a indicação de pontos de alertas, estou movendo o tópico para a seção de Dúvidas.