Radares em São Paulo multam quem avança sinal de madrugada
Enviado: 27 Set 2010, 11:04
A polêmica continua em São Paulo em razão dos novos equipamentos instalados pelas autoridades. Tudo isso porque os radares novos, que foram instalados na cidade de São Paulo para flagrar motoristas que passam no semáforo vermelho ou invadem faixa de pedestres, começaram a multar inclusive de madrugada. A punição tem surpreendido paulistanos, que alegam riscos de assalto ao ficarem parados nos cruzamentos no escuro e sem movimento. Por lei, passar no vermelho é considerado uma infração de trânsito, independentemente de ser dia ou noite.
Entretanto, vale lembrar que, nos últimos anos, quem rodava pela cidade costumava se livrar da multa por avanço de sinal de madrugada por uma razão técnica.
Segundo a CET, os aparelhos antigos até ficavam ligados 24 horas por dia (e seguem assim), mas por outro lado não tinham tecnologia para fazer imagens noturnas (diferentemente dos que flagram excesso de velocidade e já multavam dia e noite).
A situação começou a mudar em novembro passado, sem alarde ou sinalização específica da CET - confundindo quem estava habituado com a "tolerância informal". De lá para cá, a CET liberou 12 aparelhos com imagem noturna para flagrar avanço de semáforo, invasão de faixa ou conversão proibida.
Outros 12 com essa tecnologia ainda serão instalados. São minoria dentre os 139 que fiscalizam essas infrações, mas suficientes para revoltar motoristas.
Entretanto, vale lembrar que, nos últimos anos, quem rodava pela cidade costumava se livrar da multa por avanço de sinal de madrugada por uma razão técnica.
Segundo a CET, os aparelhos antigos até ficavam ligados 24 horas por dia (e seguem assim), mas por outro lado não tinham tecnologia para fazer imagens noturnas (diferentemente dos que flagram excesso de velocidade e já multavam dia e noite).
A situação começou a mudar em novembro passado, sem alarde ou sinalização específica da CET - confundindo quem estava habituado com a "tolerância informal". De lá para cá, a CET liberou 12 aparelhos com imagem noturna para flagrar avanço de semáforo, invasão de faixa ou conversão proibida.
Outros 12 com essa tecnologia ainda serão instalados. São minoria dentre os 139 que fiscalizam essas infrações, mas suficientes para revoltar motoristas.