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Multas? Radares escondidos? Pacto que se a arrasta

Enviado: 07 Ago 2011, 20:37
por pedrovidatorta
http://carplace.virgula.uol.com.br/colu ... se-arrasta

A burocracia e a lentidão são as características de quem cuida do trânsito no Brasil. Em certas decisões o impacto direto na vida dos cidadãos motorizados passa longe de qualquer traço de respeito. Todos sabem que a indisciplina campeia entre motoristas e pedestres, mas o bom exemplo deve vir de cima. Ausência de racionalidade ou exigências estapafúrdias são o caminho certo para mais problemas do que soluções. Multas injustas, por exemplo, alimentam as críticas sobre o interesse maior em arrecadar do que melhorar a segurança.

Uma das maiores incongruências ocorreu quando o Contran regulamentou as informações que devem constar nos autos de infração, deixando omisso a obrigatoriedade de indicar modelo e cor. Marcas mais tradicionais podem ter 20 ou mais modelos entre os atuais e os que já saíram de produção. A regulamentação foi feita depois de denúncias de que multas eram aplicadas apenas com a anotação da placa e as demais características simplesmente copiadas do registro do veículo.

Em São Paulo uma decisão judicial recente, já em segunda instância, garante ao motorista acesso à cópia do auto de infração em tempo hábil para que possa fazer a sua defesa. Mas, em outras cidades em que o agente só anotou placa e marca, como fica? A ordem é receber a multa, não interessa de quem.

Esconder radares atrás de muretas, saídas de túneis, debaixo de viadutos e passarelas ainda continua, apesar de a lei proibir. Outra decisão judicial obrigou o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo a anular mais de 40 mil multas depois de uma mudança repentina de velocidade de 60 km/h para 50 km/h. Se o risco fosse mesmo real, melhor seria o totem de controle eletrônico.

A obrigatoriedade de ir ao cartório – e pagar – para o reconhecimento de firmas, tanto do proprietário como do real infrator, válida a partir de outubro próximo é outra dessas exigências descabidas. A alternativa de ir aos postos dos Detrans seria ainda mais caótica do que os cartórios. Locadoras, que respondem por cerca de 10% das vendas, veem problemas pela frente com turistas estrangeiros, sem contar empresas de transporte de carga ou que alugam veículos para seus funcionários. Sem a indicação do condutor em tempo hábil a multa dobra de valor, dando força à fúria arrecadadora.

Alfredo Peres da Silva, presidente do Contran e diretor do Denatran até dezembro passado, tentou colocar um pouco de ordem e assinou 186 resoluções em cinco anos, resolvendo falhas e omissões que se perpetuavam. Com a influência política negativa e sem autonomia de uma autarquia com recursos próprios é difícil o Denatran funcionar como órgão máximo executivo de trânsito. Isso leva a programas mal formulados, como os de controle da frota e bloqueadores remotos de veículos furtados ou roubados.

Peres tem uma preocupação maior. “O Pacto Nacional para Redução dos Acidentes faz parte de um compromisso internacional que o Brasil assumiu por uma década até 2020 e está devagar.” Para ele, é preciso acelerar as atitudes em prol da segurança do trânsito e ir além do conforto do controle eletrônico, como a unificação de fiscalização em ruas e estradas, hoje dividida e pouco ostensiva.

RODA VIVA

APENAS dois Estados – Minas Gerais e Santa Catarina – ainda mantém o Departamento Estadual de Trânsito na órbita administrativa policial. São Paulo mudou o sistema há quatro meses e espera bem mais eficiência e respeito ao usuário. Afinal, policiamento pode e deve fiscalizar o trânsito nas ruas e estradas. Administração funciona melhor com especialistas.

De acordo com a edição 25/07/2011 do jornal metro news o numero de multas na cidade de são paulo apenas por excesso de velocidade aumentou 50% nos últimos meses.
Isso e fruto direto da redução do limite de velocidade nas grandes avenidas de são paulo feita pela prefeitura ultimamente ex: enquanto na radial leste (uma avenida que tem diversas faixas de rolamento rápido) o limite de velocidade abaixou para 60km/h , em algumas ruas de bairro de são paulo o limite e de 70km/h ex: av. joaquina ramalho na vila guilherme ou na propria av. guilherme uma via de mão dupla e com apenas uma faixa de rolamento em cada sentido cuja a velocidade e de 60km/h.
Falta critério e sobra vontade de arrecadar em cima dos contribuintes.

Re: Multas? Radares escondidos? Pacto que se a arrasta

Enviado: 07 Ago 2011, 20:41
por analista175
A "indústria das multas" dificilmente irá acabar! Vamos ver até quando!

Re: Multas? Radares escondidos? Pacto que se a arrasta

Enviado: 20 Ago 2011, 11:28
por Avin
Queria saber quando vão começar a fazer campanhas em relações à veículos de transporte de carga pesada em vez de se preocuparem com um sujeito que anda a 110km/h em estradas com boa visibilidade...

Re: Multas? Radares escondidos? Pacto que se a arrasta

Enviado: 20 Ago 2011, 11:49
por Marcio
Em viewtopic.php?f=127&t=5836 coletamos na NET o ordenamento jurídico quanto a radares de velocidade.

Infelizmente o brasileiro não luta por seus direitos e com isso as autoridades continuam a exercer o papel autoritário que vemos.