Dúvida sobre cadastro de novo radar fixo
-
- Novato
- Mensagens: 20
- Registrado em: 21 Mai 2012, 07:33
Dúvida sobre cadastro de novo radar fixo
Como sou novo no forum, indiquei uma nova coordenada de um radar. Porem como o radar pega dos dois lados da rodovia, o Márcio cadastrou 2 pontos cada um em um sentido. Porque não foi cadastrado um único ponto com alerta para os 2 sentidos ao inves de 2 pontos para o mesmo local?
- Marcio
- Administrador
- Mensagens: 26432
- Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
- Residência: Brasil - ES - Vila Velha
- Contato:
Re: Dúvida sobre cadastro de novo radar fixo
Prezado leandrovazante,
procure, por favor, se familiarizar com o CÓDIGO DE CONDUTA MAPARADAR
Esse documento serve de referencia para todos a respeito das solicitações e dos cadastros no maparadar.
Ali, dentre outros, é citado:
procure, por favor, se familiarizar com o CÓDIGO DE CONDUTA MAPARADAR
Esse documento serve de referencia para todos a respeito das solicitações e dos cadastros no maparadar.
Ali, dentre outros, é citado:
DEFINIÇÕES
PISTA DUPLA - é aquela que possui duas faixas de rolamento em cada direção (ou sentido) com barreira ou canteiro central fictício, que dificultam conversões ou retornos irregulares, de forma que, cada sentido de circulação possui uma pista própria. Essa construção permite o desenvolvimento de uma maior velocidade e também uma maior segurança, já que torna mais difícil que 2 (dois) veículos colidam frontalmente em alta velocidade, que é uma das causas frequentes de acidentes em rodovias de pista simples.
CAPÍTULO II – Das Regras Gerais
2.3 - Em situações de pista dupla, onde o ponto de alerta monitora ambos os sentidos (Sentido Duplo: SIM), cadastram-se 2 (dois) pontos. Um para cada pista.
2.3.1 - Pista dupla independe da extensão. Ela é caracterizada pela existência de algum obstáculo, físico ou não (faixa contínua), que impeça ultrapassagens naquele local da via utilizando-se a faixa contrária.
Marcio Marques Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br https://cocardl.com.br https://maparadar.com/forum
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br https://cocardl.com.br https://maparadar.com/forum
Garmin NUVI 3597 LMT
Re: Dúvida sobre cadastro de novo radar fixo
Permito-me complementar as informações prestadas pelo Márcio com algumas considerações técnicas, pois talvez o leandrovazante não tenha acompanhado as discussões anteriores no fórum que levaram a estas normas.
1) normalmente, um radar atuando nas duas direções consiste, fisicamente, de dois radares distintos, com seus próprios gatilhos e câmeras. Quando se trata de uma lombada eletrônica, às vezes há um único display "dupla-face" indicando as velocidades, mas os gatilhos de cada pista são distintos.
Ocorre que estes gatilhos na maioria das vezes se situam não lado-a-lado, mas separados por vários metros um do outro. Veja, por exemplo, o ID: 8691 e o ID: 22788 que exemplificam bem esta situação. Dá até mesmo para ver os gatilhos nas pistas. Se cadastrássemos apenas um radar "no meio" dos dois, estaríamos errando sua localização e prestando uma informação "acoxambrada".
2) algumas pistas duplas podem ser separadas por muitas dezenas de metros (como, por exemplo, na Rodovia Ayrton Sena). Se "cravássemos" um radar no canteiro central, alguns navegadores podem não alertar por considerar que o radar está muito longe da pista. Então, não só cadastramos um para cada pista como também cadastramos o ponto no meio da pista.
Temos algumas exceções: a primeira são as vias simples (cuja separação das pistas não existe e, portanto, é aceitável cadastrar um ponto de alerta bem no meio). A segunda são lombadas (ou outro tipo de alerta) muito próximas uma da outra; neste caso, cravamos uma bem no meio.
O ponto importante de tudo isso é: buscamos sempre cadastrar exatamente o que existe, dentro da precisão atual dos aparelhos GPS (que se situa entre 10 e 20 metros).
1) normalmente, um radar atuando nas duas direções consiste, fisicamente, de dois radares distintos, com seus próprios gatilhos e câmeras. Quando se trata de uma lombada eletrônica, às vezes há um único display "dupla-face" indicando as velocidades, mas os gatilhos de cada pista são distintos.
Ocorre que estes gatilhos na maioria das vezes se situam não lado-a-lado, mas separados por vários metros um do outro. Veja, por exemplo, o ID: 8691 e o ID: 22788 que exemplificam bem esta situação. Dá até mesmo para ver os gatilhos nas pistas. Se cadastrássemos apenas um radar "no meio" dos dois, estaríamos errando sua localização e prestando uma informação "acoxambrada".
2) algumas pistas duplas podem ser separadas por muitas dezenas de metros (como, por exemplo, na Rodovia Ayrton Sena). Se "cravássemos" um radar no canteiro central, alguns navegadores podem não alertar por considerar que o radar está muito longe da pista. Então, não só cadastramos um para cada pista como também cadastramos o ponto no meio da pista.
Temos algumas exceções: a primeira são as vias simples (cuja separação das pistas não existe e, portanto, é aceitável cadastrar um ponto de alerta bem no meio). A segunda são lombadas (ou outro tipo de alerta) muito próximas uma da outra; neste caso, cravamos uma bem no meio.
O ponto importante de tudo isso é: buscamos sempre cadastrar exatamente o que existe, dentro da precisão atual dos aparelhos GPS (que se situa entre 10 e 20 metros).
-
- Novato
- Mensagens: 20
- Registrado em: 21 Mai 2012, 07:33
Re: Dúvida sobre cadastro de novo radar fixo
Prezados Marcio e escadajr,
No caso da via que Citei (MG-188) acredito que seria uma excessão. Pois é uma rodovia de via simples como as caracteristicas descritas no código de conduta:
"PISTA SIMPLES - é aquela em que há somente 1 (um) pavimento asfáltico, que é compartilhado pelos veículos nos dois sentidos de circulação (mão dupla)."
Podem inclusive verificar pelo Google Earth a exatidão deste informação!
No caso da via que Citei (MG-188) acredito que seria uma excessão. Pois é uma rodovia de via simples como as caracteristicas descritas no código de conduta:
"PISTA SIMPLES - é aquela em que há somente 1 (um) pavimento asfáltico, que é compartilhado pelos veículos nos dois sentidos de circulação (mão dupla)."
Podem inclusive verificar pelo Google Earth a exatidão deste informação!
- Marcio
- Administrador
- Mensagens: 26432
- Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
- Residência: Brasil - ES - Vila Velha
- Contato:
Re: Dúvida sobre cadastro de novo radar fixo
Prezado leandrovazante,
mais uma vez lhe peço que leia e compreenda o descrito por nós aqui e tambem no CODIGO de CONDUTA apontado.
Se for pesquisar no Codigo Brasileiro de Trânsito identificará que a sinalização horizontal de faixa continua, que proibe ultrapassagem se valendo da faixa de pista contrária, se equipara a um canteiro central ficitício e o trecho de via onde ela existe deve ser considerado PISTA DUPLA. Nenhum veiculo ali pode trafegar na faixa de pista de sentido contrário.
mais uma vez lhe peço que leia e compreenda o descrito por nós aqui e tambem no CODIGO de CONDUTA apontado.
Acreditamos que sabe voce o que venha a ser a sinalização horizontal de FAIXA CONTINUA em uma via.Podem inclusive verificar pelo Google Earth a exatidão deste informação!
Se for pesquisar no Codigo Brasileiro de Trânsito identificará que a sinalização horizontal de faixa continua, que proibe ultrapassagem se valendo da faixa de pista contrária, se equipara a um canteiro central ficitício e o trecho de via onde ela existe deve ser considerado PISTA DUPLA. Nenhum veiculo ali pode trafegar na faixa de pista de sentido contrário.
Marcio Marques Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br https://cocardl.com.br https://maparadar.com/forum
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br https://cocardl.com.br https://maparadar.com/forum
Garmin NUVI 3597 LMT
-
- Novato
- Mensagens: 20
- Registrado em: 21 Mai 2012, 07:33
Re: Dúvida sobre cadastro de novo radar fixo
Grato pelas informações e desculpas pela ignorância!!
- Marcio
- Administrador
- Mensagens: 26432
- Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
- Residência: Brasil - ES - Vila Velha
- Contato:
Re: Dúvida sobre cadastro de novo radar fixo
Não se trata de ignorancia e sim de compreensão do que se responde.
Citou voce a definição de pista simples contida no CODIGO DE CONDUTA e até esse trecho se enquadraria nela se não existisse ali a FAIXA CONTINUA. Existindo a FAIXA CONTINUA deixa de ser considerada PISTA SIMPLES e passa a valer o que por mim foi-lhe citado e que aqui reproduzo:
Citou voce a definição de pista simples contida no CODIGO DE CONDUTA e até esse trecho se enquadraria nela se não existisse ali a FAIXA CONTINUA. Existindo a FAIXA CONTINUA deixa de ser considerada PISTA SIMPLES e passa a valer o que por mim foi-lhe citado e que aqui reproduzo:
Talvez se tivesse prestado atenção a isso que foi dito e com as partes sublinhadas não teria duvida.DEFINIÇÕES
PISTA DUPLA - é aquela que possui duas faixas de rolamento em cada direção (ou sentido) com barreira ou canteiro central fictício, que dificultam conversões ou retornos irregulares, de forma que, cada sentido de circulação possui uma pista própria. Essa construção permite o desenvolvimento de uma maior velocidade e também uma maior segurança, já que torna mais difícil que 2 (dois) veículos colidam frontalmente em alta velocidade, que é uma das causas frequentes de acidentes em rodovias de pista simples.
CAPÍTULO II – Das Regras Gerais
2.3 - Em situações de pista dupla, onde o ponto de alerta monitora ambos os sentidos (Sentido Duplo: SIM), cadastram-se 2 (dois) pontos. Um para cada pista.
2.3.1 - Pista dupla independe da extensão. Ela é caracterizada pela existência de algum obstáculo, físico ou não (faixa contínua), que impeça ultrapassagens naquele local da via utilizando-se a faixa contrária.
Marcio Marques Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br https://cocardl.com.br https://maparadar.com/forum
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br https://cocardl.com.br https://maparadar.com/forum
Garmin NUVI 3597 LMT
-
- Novato
- Mensagens: 20
- Registrado em: 21 Mai 2012, 07:33
Re: Dúvida sobre cadastro de novo radar fixo
Mais uma vez grato pelos esclarecimentos e ficarei mais atento quanto a interpretação do codigo de conduta!