Relação de Radares - INMETRO

Relacionadas com pontos de alerta
Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 27638
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Relação de Radares - INMETRO

Mensagem por FlavioAlCosta »

Caros,
Analisando as informações da relação surgiu uma dúvida.
A coluna "Laudo Ano Corrente e Laudo Ano Anterior" não deixa claro se o equipamento foi homologado ou não.
Vejamos um exemplo para Balneário Camboriú - SC.
Anotei os dados dos novos radares e parti para uma averiguação "in loco" e qual não foi a minha surpresa.
Os radares da Quinta Avenida localizados próximos do nº 769, nº136 e cruzamento com a rua Dom Henrique não estão completamente instalados, falta em alguns postes um componente importante, energia elétrica, os fios ainda estão enrolados no alto e não existem vestígios de instalação embutida.
Sendo assim como concluir o resultado do laudo?
Té mais,
Flavio
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 26432
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Relação de Radares - INMETRO

Mensagem por Marcio »

FlavioAlCosta,
o site do INMETRO, dentro da lei da transparência, informa a data de validação do equipamento e o vencimento dessa cumprindo o prescrito na resolução do CONTRAN que estabelece:
Resolução 396 escreveu:Art. 3° O medidor de velocidade de veículos deve observar os seguintes requisitos:
I - ter seu modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos nesta Resolução;
II - ser aprovado na verificação metrológica pelo INMETRO ou entidade por ele delegada;
III - ser verificado pelo INMETRO ou entidade por ele delegada, obrigatoriamente com periodicidade máxima de 12 (doze) meses e, eventualmente, conforme determina a legislação metrológica em vigência.
Diz o INMETRO em seu site que esses sensores foram verificados por eles e aprovados em AGO 2012.
Entendemos que o INMETRO não diz que o sensor está operando. Entendemos tão somente que aquele sensor não pode operar se não tiver sido validado pelo INMETRO.
Saber como o INMETRO validou sem energia no equipamento é outra estória e util para quem desejar saber a metodologia empregada pelo orgão para validação de um sensor.
O que nos é importante é saber que nenhum sensor pode operar sem a devida validação do INMETRO.
Responder

Voltar para “Notícias - Debates - Dúvidas - Informações”