SP - Exclusão

Forum de solicitações NÃO atendidas - INDEFERIDAS
AKS
Novato
Novato

SP - Exclusão

Mensagem por AKS »

Radar Fixo
ID: 20787
Pais: Brasil
Estado: SP
Inteligente: Não
Velocidade: 40 km/h
Coordenadas: (-23.527495, -46.501055)
Direção: 293 - Sentido Duplo: Não
Data Criação: 03/12/2010 06:40
Data Alteração: 03/12/2010 06:40
Observações:
Marcio

Este radar está duplicado. Só há um radar fixo no local (tipo lombada eletrônica) já cadastrado pelo ID: 15583.
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Re: SP - Exclusão

Mensagem por escadajr »

Este radar não está duplicado. São dois radares, um para cada mão da via. Observe o campo "Direção" no cadastro dos dois radares: uma direção aponta para Leste e a outra aponta pra Oeste, que são as duas mãos da via.

O que importa são os gatilhos no asfalto, e não o painel da lombada eletrônica. Se olhar no Streetview, verá claramente os gatilhos nas duas pistas. A torre neste caso é uma só, mostrando a velocidade nos dois lados, mas isto não é importante para a localização dos radares.

Solicitamos que leia atentamente o tópico sobre o PADRÃO (padronização de postagem de colaboração) e os comentários que fiz na sua mensagem anterior, que pede a modificação do radar 15583.
L30C4RV
Novato
Novato

Mensagem por L30C4RV »

Olá Pessoal,

É meu primeiro post, e gostaria de sanar uma dúvida nesta discussão sobre direção e número de radares....

Por ser uma lombada eletrônica não seria o caso de ser UM radar só com monitoramento nos 2 sentidos... acho muito mais lógico do que 2 radares muito próximos.... além do que do ponto de vista do motorista nós entendemos isso como UM radar só ....
Vou começar a mapear alguns radares que ví que faltavam na lista principalmente na Ayrton Senna e Carvalho Pinto por onde andei outro dia...

Parabéns pela iniciativa vamos ver se conseguimos uma base atualizada sempre... ;-)

Uma abraço,

Leonardo.
Marcio
Administrador
Administrador
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Mensagem por Marcio »

Prezado L30C4RV,
por gentileza, parta do principio que um sensor (Radar) se resume em um gatilho posicionado no eixo da faixa de rolamento da via. A camera registradora de infração não pode e não deve ser considerada como o ponto do Radar.

Isso entendido compreenda o que vem a ser direcionamento:

Para extração de uma direção tomamos um ponto distante uns 300 mts do gatilho e extraimos a direção dele para o gatilho. Não entraremos no merito do exemplo quando a via for em curva, pois nesse caso outras tecnicas de direção são utilizadas.

Se a pista for dupla e o sensor for configurado para ambos os sentidos (Sentido DUPLO: SIM) é logico que na medida que nos aproximarmos do ponto a direção irá variar um vez que o ponto de destino, o para onde foi extraida a direção, não estará exatamente na nossa faixa de rolamento. Lembre-se que os navegadores que reconhecem direcionamento tem por "default" limitação angular para ativação do alerta e no caso, por exemplo do iGO, essa limitação é de 11 graus para cada lado.

Empregamos essa tecnica de duplicação de ponto somente em casos de pistas duplas. Em caso de pista simples com faixas duplas não utilizamos a explosão do ponto em dois e posicionamos somente um, com sentido duplo sim, na linha central entre faixas da pista, mesmo sabedores que existe separação entre os gatilhos e que o erro de direcionamento ao nos aproximarmos do ponto existirá.

Existem outros argumentos tecnicos que justificam o emprego de dois pontos proximos monitorando pistas distintas da via, mas deixaremos que voce faça uma pequena analise e os identifique.
L30C4RV
Novato
Novato

Mensagem por L30C4RV »

Marcio escreveu: Empregamos essa tecnica de duplicação de ponto somente em casos de pistas duplas. Em caso de pista simples com faixas duplas não utilizamos a explosão do ponto em dois e posicionamos somente um, com sentido duplo sim, na linha central entre faixas da pista, mesmo sabedores que existe separação entre os gatilhos e que o erro de direcionamento ao nos aproximarmos do ponto existirá.
Olá Márcio,

Então pelo que entendi, vocês estão mapeando os gatilhos tudo bem... concordo plenamente que o gatilho é uma coisa e a câmera outra, pois poderiamos ter uma camera a distância por exemplo sendo comandada por 2 gatilhos, ou ainda existir gatilho de um lado e não do outro da via.... normal....

Agora pelo paragrafo que eu estou citando entendi que vocês só duplicam o ponto se a pista for dividida por um canteiro ou Guard Rail, entre as pistas... mas neste caso o canteiro central só existe para a fixação das cameras... a avenida citada pelo outro user não é divida por inteiro, somente neste ponto onde se encontra o radar e para seu posicionamento somente... estou postando outras duas fotos de avenidas na Z/L de São Paulo que estão mapeados na base do Maparadar como 1 só radar.... , Só não entendi porque não tem informado direção nem sentido duplo ???

1° - Av. Renata ID: 15579

Imagem

2° - Av. Monte Magno ID: 367

Imagem

Nos 3 casos o canteiro central da avenida só está presente no local do radar, por toda sua extensão estas avenidas são vias de 2 mãos sem divisão de canteiro ou guard rail....

Se estes radares tem a mesma configuração do citado pelo AKS, porque estão mapeados como 1 só ??? e o que ele citou da Itinguçu está como 2 radares ???

Mais uma vez obrigado...

Abração,

Leo.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Prezado Leo,
nesses dois exemplos citados e tendo como referencia fotos do local pergunto:

- Qual a classificação da via nesse trecho do radar? Pista Dupla ou pista Simples?

Por gentileza não se baseie em "achismos". Pesquise na net definições para pista simples e pista dupla.

Depois de respondido farei outras e voce mesmo concluira a tecnica de posicionamento.

Por gentileza não utilize como argumento que lá foi feito assim e acola não. Com o tempo estamos entendendo melhor particularidades dos algoritmos dos navegadores e com isso reformulando conceitos. Ainda exiostem alguns pontos cadastrados em nossa base dentro de padroes ultrapassados. A correção é questão do principio de estimulo x resposta.
L30C4RV
Novato
Novato

Mensagem por L30C4RV »

Marcio,

Se for levar ao pé da letra, NO RADAR, é pista dupla... pista dividida por canteiro ou guard rail... neste caso pelo que o escada disse antes.. deveria ser tratado como 2 radares distintos.... e concordo pois podemos ter um radar em um sentido e não ter no outro....

Porém como disse antes, a avenida inteira em questão é de pista unica com duplo sentido de circulação... não há como se instalar uma lombada eletrônica sem que seja feito o canteiro só neste trecho para acomodar a aparelhagem de câmeras e indicadores de velocidade.... ou seja o canteiro só existe porque há um radar no local, sem radar não seria pista dupla... se a via já fosse de pista dupla eu concordaria mas não é o caso...

Além do que pelo que consultei no GPS vias que tem apenas um guard rail separando as pistas da mesma avenida são mapeadas como se fossem 2 pistas no GPS e os pontos dos radares em questão não estão mapeados como pista dupla, ou qualquer tipo de divisão o que indica que o GPS interpreta essas vias como sendo de pista única, se no mapeamento elas tivessem divididas beleza... mas não é o caso em nenhum dos 3 radares...

O que digo é que para esses casos, poderia ser informado somente 1 radar sem informar direção, assim os aparelhos avisariam que há um radar quando se vem de qualquer direção....

Agora se você me disser que os aparelhos de GPS se atrapalham com a informação de 1 só radar e que é mais seguro colocar os 2 para evitar a falta de aviso por parte dos aparelhos beleza.... mas pela estrutura da via e pelo mapeamento do GPS eu ainda discordo...

Abração,

Leo.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Prezado Leo,
é um direito seu discordar e o respeitamos.
Também é direito meu discordar de:
Porém como disse antes, a avenida inteira em questão é de pista unica com duplo sentido de circulação
A avenida é de pista unica e tem um trecho de pista dupla onde foram posicionados os sensores.
Entenda que onde existam sensores (gatilhos) é obrigatorio se ter pista dupla (impedimento de ultrapassagens entre faixas), pois caso contrario o condutor fugiria do gatilho do sensor tomando a faixa contraria.

Compreenda que o MapaRadar cadastra pontos levando em conta muitas caracteristicas tecnicas que exploradas aqui dariam um livro.

Mesmo discordando, por gentileza, confie no nosso trabalho e nas decisões de padroes adotadas pelo MapaRadar. Elas são pautadas na experiencia adquirida nessse anos de operação e no melhor entendimento das particuliaridades dos algoritmos dos navegadores GPS.
L30C4RV
Novato
Novato

Mensagem por L30C4RV »

Marcião,

Beleza, eu sei que tenho o direito de discordar, mas continuo sem entender porque 2 radares em uma via que até o mapeamento de GPS aponta como pista simples e não dupla ???

Abração,

leo.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Não confunda mapeamento com POI de alerta e tampouco use mapeamento como referencia suporte de opinião sobre POI de alerta. São duas coisas distintas e que se hospedam na memoria do GPS em arquivos distintos.

Para navegação o GPS usa uma tecnica para extração dos dados contidos no arquivo de mapa e para alerta usa outra tecnica e extraida de outro arquivo que não o do mapa.

Acreditamos que quando se aprofundar mais no estudo e analise de caracteristicas de alerta inseridas nos algoritmos dos navegadores não tera mais voce as inumeras duvidas que esta tendo.
L30C4RV
Novato
Novato

Mensagem por L30C4RV »

Poxa Marcio,

Eu sei que mapeamento é uma coisa e POI é outra... o que eu quis dizer é que o mapeamento da via no GPS é feito como pista única e nesse caso vai contra o que o escada disse sobre as vias de pista dupla os radares são explodidos em 2.

Essa via não é de pista dupla nem no mapeamento do GPS... e os radares mapeados nessas vias como 1 só funcionam perfeitamente no GPS... mas se vocês acham que tem que colocar 2... por mim beleza.... nem esquenta que eu não vou mais questionar..

Abração,

Leo.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Leo,
vamos ver se voce entende...
é que o mapeamento da via no GPS é feito como pista única
Poderia até ser feito como pista dupla. O algoritmo interpreta via e direção para prover instrução de navegação (roteamento).
Não estamos tratando de roteamento e tampouco de mapeamento de via. Volto a repetir que isso não tem inferência com POI de alerta e tambem volto a repetir o que voce ja sabe: - Mapeamento é uma coisa e POI de alerta é outra
Infelizmente continua voce se refererindo a mapeamento mesmo sabendo que nada tem a ver com POI de alerta.
nesse caso vai contra o que o escada disse sobre as vias de pista dupla os radares são explodidos em 2.
o escada esta correto porem entendo que para iniciantes no entendimento de peculiaridades de pontos de alerta essa frase do escada deveria ser assim postada:
- NOS TRECHOS de pista dupla os radares são explodidos em 2
Essa via não é de pista dupla nem no mapeamento do GPS...
Voltou voce a se suportar em mapeamento mesmo tentando eu inumeras vezes dizer que nada te a ver com POI de alerta.
Se o produtor de determinado mapa decidir ser fiel a realidade ele deve no trecho de pista dupla onde se encontram os gatilhos dos sensores dos radares desenhar pista dupla. Assim fiz nos mapas que desenvolvi e ainda desenvolvo para o TrackSource. Entenda que em mapa (navegação) uma pista dupla não permite "backtrack". Já uma pista simples permite.
Se o desenvolvedor não desenhou isso é problema dele e de quem usa os mapas por ele produzidos.

Por gentileza esqueça mapeamento aqui nesse caso.

Confesso que me entristece quando vejo um determinado mapa para determinado navegador sem desenho de detalhes como rotatórias, vias de acesso, pistas duplas onde existam, etc..., mas acredito que isso é questão de tempo e em futuro proximo eles desenharão em seus mapas essas particuliaridades.

Por enquanto não o fazem porque não interferem na navegação em si.
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por escadajr »

Eu??? :shock: Eu não disse nada disso aqui, me "incluam fora" desta. :mrgreen:

Confesso que relutei um pouco em aceitar esta idéia de "trechos de pista dupla" numa estrada de pista simples. Depois achei até razoável: não necessito ter conhecimento do resto da via para saber o que fazer, basta olhar no local exato dos gatilhos. Se pista dupla, dois radares. Se pista simples, um.

O Márcio tem razão, não é porque o trecho de pista dupla é curto que deixa de ser pista dupla, ainda que todo o resto seja pista simples. Se não fosse assim, teríamos que definir o limiar entre "pista dupla" e "pista simples". Teríamos que definir uma medida arbitrária de comprimento a partir da qual o trecho da via passa a ser considerado pista dupla. 10 metros? 12 metros? 90 metros?

Qualquer medida seria absurda e controversa, além de nos obrigar a medir o comprimento de cada canteiro para saber como classificar o trecho.
L30C4RV
Novato
Novato

Mensagem por L30C4RV »

Beleza, Marcio...

O que eu entendo é que independente do que o mapa tenha desenhado para via, pista dupla, simples, ou nenhuma pista... quando o GPS estiver indo em direção de um radar no sentido X o GPS vai avisa-lo de que ali tem algo o que seria um POI de alerta como você disse... isso está correto ???

E pelo que ví em algum lugar, o que complica a vida no mapeamento é que você tem uma tolerância bem baixa de trajeto para que esse POI seja interpretado(disparado) pelo GPS... acho que ví alguma coisa de 11 graus... (posso estar falando besteira) ou seja se o POI estiver mapeado em um determinado ponto do mapa(independente de ter vias) com uma direção digamos de 90° com sentido único, se eu me aproximar deste ponto vindo de 79° à 101° ele me fará o alerta... mas se eu vier perpendicular a ele tipo 0°/360° ou vier de 270° ou mesmo vier de 75° ele não avisará ..... é isso ???

Então pelo que estou colocando podemos ter um POI de alerta(Radar) mapeado no meio do nada!! um completo descampado se o GPS se aproximar dele nas nas especificações determinadas de Direção dentro da tal tolerância de 11°(que não sei se é essa) ele fará o alerta correto ???

Só para ver se eu entendi... e obrigado pelas explicações e pela paciência, parto do princípio de que conhecimento nunca é demais e gosto de entender as coisas que me dispertam interesse...

Abração,

Leo.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

O que eu entendo é que independente do que o mapa tenha desenhado para via, pista dupla, simples, ou nenhuma pista... quando o GPS estiver indo em direção de um radar no sentido X o GPS vai avisa-lo de que ali tem algo o que seria um POI de alerta como você disse... isso está correto ???
Corretissimo em se referindo a navegadores que reconhecem direcionamento, como o iGO, por exemplo.
Incorreto para navegadores que não reconhecem direcionamento, como o Garmin, por exemplo.
E pelo que ví em algum lugar, o que complica a vida no mapeamento é que você tem uma tolerância bem baixa de trajeto para que esse POI seja interpretado(disparado) pelo GPS... acho que ví alguma coisa de 11 graus... (posso estar falando besteira) ou seja se o POI estiver mapeado em um determinado ponto do mapa(independente de ter vias) com uma direção digamos de 90° com sentido único, se eu me aproximar deste ponto vindo de 79° à 101° ele me fará o alerta... mas se eu vier perpendicular a ele tipo 0°/360° ou vier de 270° ou mesmo vier de 75° ele não avisará ..... é isso ???
A grosso modo e somente para navegadores que reconhecem direcionamento é isso. Outros fatores, como direção da via desenhada no mapa, influenciam, mas não vamos entrar nesse debate que geraria muitos posts aqui.
Então pelo que estou colocando podemos ter um POI de alerta(Radar) mapeado no meio do nada!! um completo descampado se o GPS se aproximar dele nas nas especificações determinadas de Direção dentro da tal tolerância de 11°(que não sei se é essa) ele fará o alerta correto ???
Incorreto!
A grande maioria dos navegadores interpretam os POIs de alerta existentes na via roteada ou proximo a ela.
No meio do nada não existiria via desenhada no mapa e nesses casos o navegador não reconheceria o ponto de alerta uma vez que ele tem vinculação com a direção da via.
Só para ver se eu entendi... e obrigado pelas explicações e pela paciência, parto do princípio de que conhecimento nunca é demais e gosto de entender as coisas que me dispertam interesse...
Todos nós estamos aprendendo a cada dia e nada nos custa repassar o que aprendemos ate aqui. O ruim é que o avanço tecnologico nos atropela e constantemente nos chegam mudanças nos sistemas. Agora talvez esteja voce começando a antender porque explodimos em dois pontos radares em pista dupla bidirecionais.
Responder

Voltar para “Inclusões, Alterações ou Remoções ARQUIVADAS - NÃO ATENDIDAS”