Navegação Aérea com o igo8.3.
Embora o iGO8.3 seja um navegador terrestre, ele pode ser muito bem utilizado para indicar rotas aéreas para pequenas aeronaves que possuem somente a bússola como instrumento de navegação, tais como ultra-leves e aviões de Aero Clubes.
Vamos simular uma rota aérea entre as cidades de Rio Claro SP e Uberlândia MG com escala em Franca SP, inicialmente entrar em Menu>Opções>Navegação, depois seta para à direita duas vezes, e habilitar a opção Modo Simulação de Rota, voltar ao mapa e procurar pela cidade de Rio Claro e localizar o aeroporto, pode-se localiza-lo também por coordenadas, encontrado o aeroporto clicar em cima dele, um ponto piscante aparecerá no lugar, clicar no ícone Cursor depois em Mais e em Definir Início, o local será assinalado com uma bandeira azul, procurar no mapa ou por coordenadas o aeroporto de Uberlândia, clicar em cima dele, aparecerá o ponto piscante, clicar no ícone Cursor e depois no ícone Rota Para, deverá aparecer no mapa a bandeira de chegada e uma linha reta entre Rio Claro e Uberlândia, procurar no mapa o aeroporto de Franca e clicar em cima dele, depois no ícone Cursor em Mais e Inserir Etapa no local aparecerá uma bandeira amarela, e duas retas uma entre Rio Claro e Franca outra entre Franca e Uberlândia.
O processo de navegação aérea com o iGO8.3, difere um pouco do método convencional, na navegação aérea a rota a ser seguida é constantemente atualizada, e o cursor é mantido sempre em uma posição como se ali fosse o início da rota, esta caracterista própria do navegador facilita e muito a orientação do pilôto no caso de uma deriva, causada de forma proposital ou consequente de ventos laterais, mesmo nestes casos a rota mostrada no display do GPS sempre indicará a proa a ser seguida até o ponto de destino, é importante ser lembrado que o modo de visualização do mapa deverá ser o do cursor para topo.
Uma outra caracteristica positiva deste método de navegação, é que no caso de um vôo panorâmico, ou seja o ponto de chegada é o mesmo do ponto de partida, neste caso ao se iniciar a navegação ainda com a aeronave em solo, clicar em cima do cursor e marcar este ponto como destino, ao se iniciar a navegação, será definada uma rota sempre entre a posição atual da aeronave até o ponto que foi marcado como destino, e esta rota é constantemente atualizada, facilitando assim o retorno ao ponto de partida que na verdade agora é o ponto de chegada.
O único requisito e que o navegador iGO8.3 tenha a skin Gurjon instalada. lembrando também que, os aeroportos são mais bem visualizados no mapa Tele Atlas Q1 2011.
Navegação Aérea com GPS automotivo?
Navegação Aérea com GPS automotivo?
Surgiu este assunto em outro fórum. O que você acha, Marcio?
- Marcio
- Administrador
- Mensagens: 26432
- Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
- Residência: Brasil - ES - Vila Velha
- Contato:
Re: Navegação Aérea com GPS automotivo?
escadajr,
o GPS automotivo vem sendo largamente empregado pela aviação geral e desportiva. O custo de implantação de um sistema de navegação por satélite no avião é elevado e seus proprietários, para vôo visual, optam pelo uso do GPS terrestre.
Essa citação postada por voce e extraída de outros foruns não é novidade no meio aeronáutico, mas merece algumas correções:
1 - não é só o sotware de navegação iGO que pode ser empregado em aviação. Todos podem.
2 - para o IGO é feito referencia a requisito da skin Gurjon e do mapa navteq, entretanto nenhum dos dois interfere e tampouco são necessários para esse tipo de navegação.
O vôo do ponto A para o B é geralmente conduzido por meio de uma reta. Para se ter uma rota direta de A para B basta as coordenadas de ambos. Essas coordenadas foramarão dois POis encontrados nos favoritos se houve planejamento previso ou no "para onde" (destino) se esse foi digitado em voo pelas coordenadas.
Se o piloto desejar acompanhar a passagem pelas vias abaixo de si é outra estória, porém o mapa serve na verdade para prover roteamento por essas vias o que não será empregado pelo avião.
3 - quanto as coordenadas dos aeroportos e/ou pistas de pouso essas informações são encontradas no site do DECEA, em particular na seção de Informações Aeronáuticas
4 - não tenho experiência em iGO, mas já utilizei meus garmin nuvi (automotivos) em ultra leves e aviões pequenos. Em aviões grandes, de primeira linha, só como passageiro acompanhando a rota realizada pelo piloto.
Nos garmin basta o usuário selecionar o modo de navegação "fora de estrada" que terá um rota reta do ponto A para o B.
No garmin essaa rota reta não é constantemente atualizada como, pelo que entendi, no iGO. Utilizando o garmin teremos sempre a linha reta saindo do ponto A para o B e se por questões de vento formos deslocados para um dos lados da reta essa no garmin não se atualiza e devemos conduzir a aeronave para ele ou fazer o mais pratico que é a execução de recalculo de rota do ponto atual para o ponto B.
o GPS automotivo vem sendo largamente empregado pela aviação geral e desportiva. O custo de implantação de um sistema de navegação por satélite no avião é elevado e seus proprietários, para vôo visual, optam pelo uso do GPS terrestre.
Essa citação postada por voce e extraída de outros foruns não é novidade no meio aeronáutico, mas merece algumas correções:
1 - não é só o sotware de navegação iGO que pode ser empregado em aviação. Todos podem.
2 - para o IGO é feito referencia a requisito da skin Gurjon e do mapa navteq, entretanto nenhum dos dois interfere e tampouco são necessários para esse tipo de navegação.
O vôo do ponto A para o B é geralmente conduzido por meio de uma reta. Para se ter uma rota direta de A para B basta as coordenadas de ambos. Essas coordenadas foramarão dois POis encontrados nos favoritos se houve planejamento previso ou no "para onde" (destino) se esse foi digitado em voo pelas coordenadas.
Se o piloto desejar acompanhar a passagem pelas vias abaixo de si é outra estória, porém o mapa serve na verdade para prover roteamento por essas vias o que não será empregado pelo avião.
3 - quanto as coordenadas dos aeroportos e/ou pistas de pouso essas informações são encontradas no site do DECEA, em particular na seção de Informações Aeronáuticas
4 - não tenho experiência em iGO, mas já utilizei meus garmin nuvi (automotivos) em ultra leves e aviões pequenos. Em aviões grandes, de primeira linha, só como passageiro acompanhando a rota realizada pelo piloto.
Nos garmin basta o usuário selecionar o modo de navegação "fora de estrada" que terá um rota reta do ponto A para o B.
No garmin essaa rota reta não é constantemente atualizada como, pelo que entendi, no iGO. Utilizando o garmin teremos sempre a linha reta saindo do ponto A para o B e se por questões de vento formos deslocados para um dos lados da reta essa no garmin não se atualiza e devemos conduzir a aeronave para ele ou fazer o mais pratico que é a execução de recalculo de rota do ponto atual para o ponto B.
Marcio Marques Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br https://cocardl.com.br https://maparadar.com/forum
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br https://cocardl.com.br https://maparadar.com/forum
Garmin NUVI 3597 LMT